Duas Estúdio - Mariana do Vale e Elisa Elsie | T +55 84 99664.8789 | F +55 84 99982.7193 | espacoduas@gmail.com | @espacoduas

© All Rights Reserved

  • Wix Facebook page
  • Instagram App Icon

Sobre o Duas

O Duas Estúdio está no mercado desde abril de 2011 e o Espaço Cultural Duas foi criado em novembro de 2012, em Ponta Negra, Natal|RN. O Duas desenvolve atividades de Escola de Fotografia, Galeria de Arte especializada em fotografia, Estúdio Fotográfico e Produtora Cultural.

À frente do Duas estão as fotógrafas Elisa Elsie e Mariana do Vale. Residentes em Natal e ambas graduadas em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte [UFRN], ampliaram seus estudos em Nova Iorque nos anos de 2004 a 2006 [Elisa Elsie], Madri em 2009 [Mariana do Vale] e Nova Iorque em 2013 [Mariana e Elisa].  Além disso, numa reaproximação com a academia, Elisa Elsie atuou como professora colaboradora na disciplina Fotografia do curso de Artes Visuais da UFRN em 2018. Já Mariana do Vale é mestra em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA na UFRJ e doutoranda no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

As fotógrafas trazem para o trabalho comercial e artístico uma mistura bem sucedida do aprendizado contínuo adquirido ao longo de mais de treze anos dedicados à linguagem fotográfica.

As duas profissionais conceberam para o Espaço um projeto contemporâneo ideal para trabalho, arte, estudo e ensino da fotografia. Os cursos oferecidos foram pensados de acordo com a exigência do público no estado [RN] interessado em desenvolver uma linguagem pessoal dentro desta área imagética fazendo uso de diversos suportes. Os conteúdos programáticos são alterados regularmente levando em consideração o cenário da fotografia nacional e internacional da atualidade. Atualmente o Duas oferece cerca de dez opções diferentes de formação. Sendo cinco deles cursos de média e longa duração como o de Fotografia Básica, o de Fotografia como Expressão Artística, a Residência Fotográfica, que possui dois formatos distintos, o de Photoshop e por último o de Introdução ao Estúdio. O Duas oferece ainda as oficinas de Iluminação Criativa e Lightpaintig, além da Residência Infantil e o curso de Fotografia para Crianças voltado para o público infantil. Desde 2011 já passaram mais de 700 alunos da Escola de fotografia do Duas.

O Duas dedica parte do tempo a promover eventos de fotografia no estado. Em 2018 realizou o projeto Museu da Memória Afetiva da Cidade do Natal, com ações como o seminário Museu, cidade e memória afetiva, a intervenção urbana, Museu à ceu aberto e a mostra Corpo memória e cidade: Onde está meu afeto?, além de ações na comunidade de Jacó e de formação com os professores da rede municipal através da sensibilização artística para a apropriação da cidade. Também em 2018, foram aprovadas no Edital Territórios das Artes Cênicas da FUNCARTE voltado para o incentivo de Espaços Culturais Independentes com o projeto Edições especiais Crônicas Faladas. Entre 2015 e 2017, Elisa Elsie e Mariana do Vale aprovaram 5 projetos pelo  edital de Economia Criativa do Sebrae/RN. Em 2017 o Duas idealizou, produziu e realizou o projeto A Mulher e o Fim do Mundo, uma videoarte construída de forma colaborativa como resultado de uma imersão artística com 9 artistas mulheres. Em sua estréia a videoarte contou com sessão extra e atingiu a capacidade máxima da sala de cinema em que foi projetada. Em 2016, os projetos realizados pelo edital foram a Residência Artística em Fotografia com exposição fotográfica e uma edição especial do Bazar Independente. Já em 2015, as Duas realizaram a ExpoContemporânea 2015 e uma outra turma da Residência Artística em Fotografia que também concluiu com produção de exposição fotográfica e catálogo.

 

Entre agosto de 2014 e novembro de 2018 em parceria com a Editora Jovens Escribas, produziu e realizou no Espaço Duas dezenove edições do Bazar Independente com a participação de diversos autores, poetas e artistas como Márcia Tiburi, Xico Sá, Gregório Duvivier [que participou em duas edições], Leandro Ramos, Daniel Furlan, Gui Mohallem, Chico Matoso, Pedro Tostes, Chacal, Nicolas Behr, Anna Zêpa, Clotilde Tavares, Edônio Alves, Patativa Moog, Hildeberto Barbosa, Khrystal, Mahmed, Tatiana Cobbett e Marcoliva.  

Em 2015, Elisa Elsie e Mariana do Vale foram aprovadas no Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura realizando o projeto Paris Photo, que consistiu na visita à edição 2015 de uma das mais importantes feiras de fotografias do mundo para realizar atividades de formação em Natal/RN ampliando e atualizando as discussões em torno das referências e destaques da fotografia na cena de arte contemporânea.

 

Em 2014, o Duas inaugurou a Galeria de arte “Duas” curando e produzindo a exposição fotográfica “Póstumos”, de Numo Rama. A galeria já recebeu as exposições “São Rafael: vestígios de uma cidade, de Lara Ovídio, Clewton Nascimento e Ilzene Rodrigues, “Cão doce Cão”, do holandês Erik van der Weijde,  @nfíbios, do fotógrafo baiano Tito Casal, além de exposições de alunos do Duas.

A mostra “Elas” que aconteceu na Pinacoteca do Estado do RN em março de 2014, teve o universo feminino como cenário e contou com fotografias de Mariana do Vale [com o projeto Rojo] e Elisa Elsie [com o projeto Chelsea Hotel]. A exposição reuniu o trabalho de mais oito artistas potiguares.

No Verão de 2013, as duas foram selecionadas para a Residência em Fotografia na School of Visual Arts, Nova Iorque, que teve duração de um mês e uma exposição coletiva com os demais participantes.

Ao longo do ano de 2013 o Duas auxiliou na produção do Ato Fotográfico, evento mensal que contou com apoio da Fundação José Augusto e posteriormente UFRN. Em maio deste ano, Mariana do Vale palestrou sobre “Fotografia como Expressão Artística” e em novembro Elisa Elsie conduziu o evento com o tema de “A Residência Artística e sua influência no trabalho de criação do fotógrafo”. Entre junho e maio de 2013, o Duas Estúdio produziu a exposição Ecos Híbridos na Pinacoteca do Estado que reuniu trabalhos dos fotógrafos Alexandre Sequeira, Eustáquio Neves e Pedro David.

Em 2012, o Duas produziu a ExpoContemporânea 2012 com patrocínio do Sebrae/RN, que expôs o trabalho de 20 fotógrafos do RN e circulou por três cidades do estado: Natal, Santa Cruz e Assu. Nestas duas últimas cidades o Duas Estúdio ofereceu o curso de Fotografia Básica e o de Expressão Artística. Ainda neste ano auxiliou na organização do FOTO|RN, fórum permanente para discutir fotografia, e da palestra “Natal na Trilha da Imagem”, resultado de um trabalho de Marcelo Buainain apresentado em parceria com o fotógrafo Tiago Santana e a curadora Ângela Magalhães.

O primeiro evento organizado por Elisa Elsie e Mariana do Vale na área de fotografia foi o Seminário Enquadres”, contemplado pelo edital Cena Aberta, da Casa da Ribeira, em novembro de 2011. O evento consistiu em duas mesas redondas, uma sobre fotografia documental com a participação dos fotógrafos Marcelo Buainain e João Roberto Ripper e outra sobre fotografia de arte com o fotógrafo Numo Rama e a curadora Isabel Amado.

Cada uma das Duas

ELISA

ELSIE

Fotógrafa, jornalista, formadora e produtora cultural com graduação em Comunicação Social [Jornalismo. 2007 e Radialismo, 2014] pela UFRN. Realizou a Residência Artística em Fotografia na School of Visual Arts [SVA] em NY [2013] e já realizou oficinas com os artistas Gui Mohallem, Alexandre Sequeira, Eustáquio Neves, Ademar Assaoka, Erik Van Der Weijde, Claudi Carreiras, Lara Ovidio, Tito Casal, Karen Marshall e Scott novels.

 

Mantém o Espaço cultural e Estúdio Duas com a fotógrafa Mariana do Vale desde 2011, no qual desenvolve atividades de Escola de fotografia, estúdio fotográfico, galeria de ate e projetos culturais vinculados à fotografia. Já trabalhou como repórter de texto e fotográfica no jornal Tribuna do Norte e colaborou com as revistas Carta Capital e Brouhaha.

 

Participou de algumas exposições coletivas como "Elas" na Pinacoteca do Estado do RN [2014]; "Open Studios and Exhibition", durante o Programa de Verão da Residência Artística, Nova Iorque| NY [2013]; "A transição, do tradicional ao contemporâneo, RN | RJ [2013]; e "O melhor do Portfólio em Foco", Paraty | RJ [2012].  Colaborou com os livros "Trip Transformadores", São Paulo | SP [2012]; e  "Brasil: Direitos Humanos" da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal. Brasília | DF [2009].

MARIANA DO

VALE

Mariana do Vale é artista visual e se dedica à produção artística investigando temas como intimidade, pele, corpo e feminismo, tendo a fotografia, a escrita, o vídeo e a performance como principais suportes.

Graduada em Jornalismo pela UFRN, Mariana focou sua formação no aprimoramento técnico e teórico da construção de imagens nas artes visuais desde 2006. Realizou um Master Internacional de Fotografia na Instituição EFTI, em Madri, em 2009. Em 2013, realizou o programa de residência de verão da SVA, em Nova Iorque. Em 2018 concluiu o mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ e atualmente é aluna do Doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

Quanto às exposições, em 2019 participou da mostra Motel Coimbra #4 em Coimbra, Portugal. Em 2018 realizou a exposição individual "Pactos de Intimidade", no Espaço João do Rio, Rio de Janeiro/RJ. Em 2017, realizou a exposição individual "Duna: a busca de um si a que pertencer" pelo SESC em Natal/RN. Em 2015, integrou a Exposição "Disculpe las Molestias”, na Galeria Punctun, na Cidade do México, México. Em 2014 participou da Exposição “Elas”, na Pinacoteca do Estado do RN e na ZooN Galeria Móvel, em Natal, RN. Em 2013, fez parte da Mostra “Open Studios and Exhibition” como parte do Summer Residency Program em NY, EUA. Além disso, participou da exposição 'El baño, la fotografía contemporánea entre lo publico y lo privado' em 2012 em San José, Costa Rica e do Photo España, em Madrid em 2009.

Através do Duas Estúdio atua na cena cultural do Rio Grande do Norte, mantendo uma escola de fotografia, estúdio fotográfico, galeria de arte e produtora cultural.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now